Com preços atrativos, a compra de imóvel de leilão é cada vez mais comum. É que com a crise dos últimos anos, mais pessoas deixam de honrar com o financiamento e o bem acaba sendo levado à venda. Mas, antes de comprar a primeira oferta que aparecer, fique atento. Afinal, a compra de um imóvel de leilão requer conhecimento para evitar problemas.
Entenda como um imóvel vai a leilão
Primeiramente é preciso entender como um imóvel vai parar em leilão. Ocorre que, quando uma pessoa compra um imóvel ou dá um bem como garantia para um financiamento e o mesmo não é pago, é vendido em leilão para quitar a dívida.
Contudo, a inadimplência de financiamento não é a única forma. Apesar disso, imóveis podem ser leiloados para pagar dívidas trabalhistas, falência de empresa, hipoteca ou outras situações.
Dessa forma, os leilões de imóveis vêm se tornando uma oportunidade para comprar com preços mais baixos. Em muitos casos a economia pode chegar até 50% dos valores de mercado.
O que avaliar antes de comprar
Antes de tudo é preciso calma e analisar bem o cenário. Para fazer um bom negócio não se pode ter urgência. É que comprar em leilão não é o ideal para quem pensa em se mudar de forma rápida. Fique atento às dicas para evitar problemas:
Leia o edital com atenção
Uma vez que se encontra um imóvel é preciso analisar o edital. É nele que têm informações das condições de venda, estado de conservação, a forma de pagamento e outros detalhes.
Verifique se o imóvel ainda está ocupado
Por mais que o preço for baixo, um imóvel ocupado é sinal de alerta. É que ocupado o novo dono pode enfrentar questões judiciais para despejar os moradores. Por isso, é melhor dar preferência a imóveis desocupado.
Pesquise se há ações judiciais relacionadas ao imóvel
Faça um levantamento das dívidas deixadas existentes
Uma vez que comprado um bem de leilão algumas dívidas ficam com o novo comprador. Por exemplo, dívidas de IPTU e condomínio, que podem gerar grandes prejuízos.
Visite o imóvel pretendido com antecedência
Já que os imóveis são usados, uma visita antecipada pode ser uma boa opção para apurar suas condições.
Registre o imóvel em Cartório após o arremate
Antes de comprar, lembre-se que será responsável pelo pagamento do ITBI, que é cerca de 3% sobre o valor do imóvel.
Pague à vista
Mesmo que o desconto seja bom, a melhor forma de fazer a compra de um imóvel em leilão é à vista. No caso de financiamento, os altos juros podem não compensar a economia e os riscos da compra.
Fique atento aos custos
Se o objetivo é comprar um imóvel em leilão para revendê-lo, fique atento aos custos. É que, além da taxa do leiloeiro, cerca de 5% e 6% do valor do bem, também será cobrado o IPTU e condomínio, além das taxas de registro.
Consulte um advogado especializado
Essa é a parte mais importante do processo. Por isso, ter um advogado especializado para orientar e tirar as dúvidas, é imprescindível. O advogado especialista em leilão de imóveis é necessário para fazer pesquisas jurídicas e estar atento a todos os riscos que a compra pode ter.
Nós, do Villela da Motta, somos especialistas em casos de leilão de imóveis. Quer receber as melhores orientações? Fale com a gente!
Leia mais sobre leilão de imóveis em meio à pandemia.
Tem financiamento ativo e não consegue mais pagar as parcelas, leia mais!