Os direitos do mutuário: o que você precisa saber

Quando uma pessoa que financiou um bem enfrenta inadimplência, seus direitos de mutuário devem ser respeitados em todas as etapas do procedimento de cobrança. Apesar da possibilidade de perder o bem em caso de não pagamento, existem garantias legais que protegem o devedor contra abusos e irregularidades.

Direitos do mutuário na inadimplência

Ao atrasar parcelas, o mutuário pode regularizar a dívida antes da consolidação do imóvel. Nesse caso, ele tem o direito de pagar apenas as parcelas em atraso. Não pode haver cobrança de honorários advocatícios nessa fase. Se o valor cobrado for superior ao devido, o mutuário pode corrigir a cobrança e pagar apenas o necessário.

Consolidação da Propriedade

Se não cumprir o prazo de regularização, o credor assume o imóvel e deve levá-lo a leilão em 30 dias. Ainda assim, o mutuário pode quitar a dívida atrasada até esse ponto, recuperando o bem sem acréscimos indevidos. Assim, caso leiloem o imóvel, ele tem o direito de receber a diferença entre o valor da dívida e o da venda.

Direitos do mutuário no primeiro leilão

O primeiro leilão ocorre pelo valor de avaliação estipulado no contrato. Ainda que o imóvel seja arrematado, o mutuário tem o direito de preferência. Assim como de receber qualquer valor que exceda o total da dívida.

Direitos do mutuário no segundo leilão

Se acaso o primeiro leilão não tiver interessados, o segundo ocorre com lance inicial correspondente à dívida somada às despesas. O vendedor não pode vender o imóvel por menos de 50% do valor de mercado ou por um valor inferior à dívida. Assim, se houver saldo após a venda, o mutuário tem direito a recebê-lo.

Leilão positivo e negativo

No momento em que venderem o imóvel a terceiros, deverão pagar ao mutuário a diferença entre o valor da venda e a dívida em até cinco dias. Em caso de leilão negativo, onde o credor fica com o bem, o mutuário pode pleitear indenização correspondente à diferença entre a dívida e o valor de mercado do imóvel.

Garantias em todas as etapas

Em resumo, o mutuário pode questionar irregularidades em qualquer fase, como ausência de notificação, cobrança indevida ou venda por preço inferior ao de mercado. Sem dúvida esses direitos garantem proteção contra abusos e asseguram que o processo seja conduzido de forma justa.

Se você enfrenta dificuldades com seu financiamento, procure orientação jurídica especializada. Garantir seus direitos é fundamental para proteger seu patrimônio e evitar prejuízos. Entre em contato com nossa equipe para esclarecer dúvidas sobre os direitos do mutuário e receber suporte completo.

Leia mais sobre como recuperar um imóvel levado a leilão mesmo sem ter o valor total do bem.